Torre de Aguiar da Beira (Aguiar da Beira)
A Torre do Relógio ou Torre Ameada, a Fonte Ameada e o Pelourinho de Aguiar da Beira foram classificados como monumentos nacionais em 17 de agosto de 1922, conforme Decreto n.º 8 330 do Diário do Governo, I Série n.º 167, constituindo um trecho de arquitetura medieval.
O Pelourinho de Aguiar da Beira tinha já sido classificado monumento nacional pelo Decreto de 16 de junho de 1910, Diário do Governo, n.º 136, de 23 de junho de 1910.
Esta trilogia monumental é única, com três monumentos nacionais a estruturarem um espaço, o Largo dos Monumentos, espaço público central na malha urbana medieval do centro histórico de Aguiar da Beira.
Em 2018 o Município de Aguiar da Beira concretizou uma importante intervenção de qualificação dos monumentos que, para além das intervenções nos imóveis em si, redefiniu e valorizou o espaço urbano através da introdução de plataformas articuladas com cada um dos edifícios.
Com estas plataformas estruturou-se, desenhou-se e se conferiu-se lógica ao vasto espaço urbano do Largo dos Monumentos.
Atrações Próximas
Passadiços d'Açores (Aguiar da Beira)
Aguiar da Beira (Portugal) 2.3 km
Baloiço de Ponte do Abade (Aguiar da Beira)
Aguiar da Beira (Portugal) 5.6 km
Baloiço da Cortiçada (Aguiar da Beira)
Aguiar da Beira (Portugal) 6.5 km
Baloiço da Urgueira (Castelo Branco)
Aguiar da Beira (Portugal) 9.3 km
Baloiço da Açude (Aguiar da Beira)
Aguiar da Beira (Portugal) 10.0 km