Igreja de Santa Eulália (Braga)

Morada
R. Santa Eulália 59, Braga

A Igreja de Santa Eulália de Tenões é uma das mais antigas obras tardo-românicas portuguesas e um excelente exemplo da história local. Documentada desde a primeira metade do século XI, foi edificada em pleno centro da cidade, com vista para a cidade e acesso por carro.

Esta igreja é parte significativa do contexto regional do Entre-Douro-e-Minho, associado a períodos de maior progresso para a região. É possível que data da altura da uilla condal de Ilduara Mendes, durante o século XI, apesar de o seu culto remontar a épocas medievais anteriores.

A planta tardo-românica da igreja é modesta, compondo-se de uma nave rectangular com uma capela-mor integrada. A entrada principal tem um arco já quebrado com uma única arquivolta e é enfeitada com friso interior e bolas decorativas, num claro elemento gótico. O tímpano destaca uma cruz de sagração.

Em diversas alturas do século XVIII, foram executados alguns trabalhos de alteração da igreja, como a construção da sacristia e a reformulação do arco triunfal, bem como a adição de dois fogaréus na fachada principal. O último restauro, em 2002, teve que ser embargado pelo IPPAR.

Classe IIP - Imóvel de Interesse Público - a Igreja de Santa Eulália oferece a visita completa a esta histórica igreja tardo-românica e os seus deslumbrantes elementos góticos. É, sem dúvida, uma das melhores ofertas de turismo religioso, com inigualável e memorável vista para a cidade.

Acessível de Carro Vista da Cidade No Centro da Cidade

Atrações Próximas