Igreja de São Vicente (Bragança)

Morada
R. Combatentes da Grande Guerra 8, 5300-252 Bragança

A Igreja de São Vicente, localizada na R. Combatentes da Grande Guerra 8, 5300-252 Bragança, é de estilo românico e foi construída no século XIII. Nela estão representadas várias personalidades importantes da história portuguesa.

Sobreviveu a vários restauros, sendo que o último foi feito no século XVII, quando a igreja foi totalmente reconstruída devido a um colapso parcial. Na sua fachada encontra-se um painel de azulejos que nos transporta para a memória do exército Napoleónico e a sua luta contra o general Sepúlveda em 1808.

No seu interior, a decoração corresponde aos séculos XVII e XVIII, e possui elementos policromados próprios do estilo barroco. Neste local encontram-se a capela-mor com Cristo crucificado entre seis colunas salomónicas e, nas laterais, duas figuras, uma da Virgem e outra de São Vicente.

Reza a lenda que a igreja foi cenário para o casamento secreto de D. Pedro I com a nobre galega Inês de Castro, contrariamente ao desejo de seu pai, o rei Afonso IV. Este, ao descobrir a relação entre ambos, determinou a execução de Inês, provocando a rebelião de seu filho.

Situada no centro de Bragança, esta magnífica igreja de românico e barroco é de fácil acesso, e vale a pena visitar para reviver memórias próprias da história portuguesa.

Acessível de Carro Vista da Cidade No Centro da Cidade

Atrações Próximas